Queratose Actínica

Queratose actínica (também chamada de queratose solar) é uma lesão precursora do câncer de pele. Geralmente, apresenta-se como placas vermelhas descamativas de diversos tamanhos e formas.
 
Causas
 
Queratose actínica resulta de longa exposição cutânea ao sol. Acomete, assim, áreas de maior exposição solar como: face, região do calvo, membros superiores, colo e mãos.
 
Qualquer pessoa pode ter dano cutâneo solar, mas indivíduos de pele mais claras, que se queimam facilmente quando expostos ao sol e uso de câmaras de bronzeamento artificial, têm maior risco para desenvolver queratose actínica. Pessoas com imunidade baixa, como os transplantados de órgãos, também apresentam maior risco.
 
Tratamento
 
Queratose actínica pode regredir e pode evoluir para câncer de pele. No entanto, é impossível dizer qual lesão se tornará câncer. Por isso, é importante tratar todas as queratoses actínicas. Há atualmente, uma gama de opções de tratamento disponíveis para queratose actínica, sendo importante discuti-las com o médico antes de definir a terapia a ser instituída.